I Escola Temática de Divulgação Científica
Memória da Escola Temática de Divulgação Científica - Saquarema, RJ.
Com o objetivo de discutir a vertente de Divulgação Científica dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia e fortalecer laços de colaboração científica e tecnológica, estiveram reunidos na Julia’s Pousada em Saquarema, RJ, no período de 14-16 de Outubro de 2010, os seguintes institutos: INCT de Materiais Complexos Funcionais (Coordenador Prof. Fernando Galembeck, UNICAMP), INCT de Fármacos e Medicamentos (Coordenador Prof. Eliezer J. Barreiro, UFRJ), INCT de Ciência e Tecnologia de Controle Biorracional de Insetos Pragas (Coordenadora Profa. Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva, UFSCAR), INCT Instituto de Investigação em Imunologia (Coordenador Prof. Jorge Kalil, INCOR) e o INCT de Energia e Ambiente (Coordenador Prof. Jailson Bittencourt de Andrade, UFBA), com a seguinte agenda:
14/10
Tarde: Chegada dos participantes
18h30 – Sessão de boas vindas
Julia’s Pousada – Saquarema-RJ
15/10
09h30-09h45 – Abertura dos trabalhos
09h45-10h30 – Prof. Eliezer J. Barreiro (INCT de
Fármacos e Medicamentos)
10h30-11h15 – Prof. Angelo C. Pinto (INCT de
Fármacos e Medicamentos), Prof. Fernando
de Carvalho da Silva (Instituto de Química,
UFF) e Profa. Cláudia Moraes Rezende (Instituto
de Química/UFRJ)
11h15 – Intervalo & Almoço (Casa Rosário)
A) Prof. Eliezer J. Barreiro; B) Prof. Ângelo C. Pinto;
C) Fernando de Carvalho da Silva D) Prof. Cláudia Rezende
15/10
14h15-15h00 – Sr. Márcio Derbli (INCT Instituto de Investigação em Imunologia)
15h15-16h00 – Prof. Eduardo Galembeck (INCT de Materiais Complexos Funcionais)
16h15-17h00 – Prof. Moacir Rossi Forim e Prof. Tiago Venâncio (INCT de Controle Biorracional
de Insetos e Pragas)
17h15-18h00 – Prof. Jailson Bittencourt de
Andrade (INCT de Energia e Ambiente)
18h30 – Sessão de Integração
A) Marcio Derbli; B) Eduardo Galembeck; C) Prof.
Moacir Rossi Forim e Prof. Tiago Venâncio; D) Prof.
Jailson B. de Andrade.
16/10
09h30-10h30 – Avaliação
10h30-11h30– Novas iniciativas e conclusão da Ata
11h30-13h30 - Livre
13h30 - Almoço
15h00 – Saída do transporte de retorno até os aeroportos do Rio de Janeiro
Memória da Reunião
A reunião foi aberta às 18:30h do dia 14 de outubro na área da Julia’s Pousada no município de Saquarema, RJ. O Professor Eliezer J. Barreiro deu as boas vindas aos presentes reforçando o objetivo e a programação da I Escola Temática de Divulgação Cientifica.
A reunião do dia 15 de outubro foi iniciada às 09:30h, com a presença dos participantes dos INCT’s e convidados listados abaixo.
- INCT de Materiais Complexos Funcionais (INCT-INOMAT):
Eduardo Galembeck
Carlos Eduardo Santoro Pedroso Filho
- INCT de Ciência e Tecnologia de Controle Biorracional de Insetos Pragas (INCT-CBIP):
Tiago Venâncio
Moacir Rossi Forim
- INCT de Energia e Ambiente (INCT-E&A):
Jailson B. de Andrade
Leonardo S. Teixeira
Lilian Lefol Nani Guarieiro
- INCT de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR):
Eliezer J. Barreiro
Lidia M. Lima
Ana Carla dos Santos
Edson de Almeida Naccor
Lucia Beatriz Torres
Angelo C. Pinto
- Convidados:
Márcio Derbli (INCT-iii)
Vitor Francisco Ferreira
Maria de Lourdes G. Ferreira
Leandro Louback da Silva
Nailton Monteiro do Nascimento Jr.
Carlos Alberto Manssour Fraga
Ana Luisa P. Miranda
Renata Barbosa Lacerda
Fernando de Carvalho da Silva
Aline Guerra Manssour Fraga
Claudia M. Rezende
O Coordenador do INCT-INOFAR Prof. Eliezer J. Barreiro iniciou a sua apresentação falando da importância das interações entre os INCT’s, e relembrou a reunião do I5+ realizada em Itaparica-BA. Em seguida, apresentou as ações de divulgação científica do INCT-INOFAR, cuja ênfase é conscientização sobre o uso correto e seguro dos medicamentos, conforme a cartilha “Mandamentos para o uso correto de medicamentos”. Esta cartilha inclui coleção de charges, quebra-cabeças e jogos infantis referentes ao tema. Mencionou a importância do “Portal dos Fármacos” como instrumento de divulgação científica, e a Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal, agora em sua 17ª. edição, que complementa as ações até aqui realizadas pelo INCT-INOFAR.
O Prof. Angelo C. Pinto, membro do CGA do INCT-INOFAR, fez um convite aos participantes dos INCT’s presentes, a elaborarem artigos a serem publicados na revista Ciência Hoje e ressaltou a importância de ser criativo nestas iniciativas de divulgação da Ciência.
O Prof. Fernando de Carvalho da Silva (UFF) apresentou a Revista Virtual de Química (RVq), revista on-line editada pela Regional Rio da SBQ, importante meio de divulgação cientifica que tem como lema qualidade, indexação e perenidade. A revista está em seu segundo ano de publicação e indexada em importantes bases de dados internacionais (e.g. Índex Copernicus, Scielo). Em seguida, apresentou a edição especial da RVq sobre o INCT-INOFAR. Os presentes fizeram a sugestão que outros números com o mesmo perfil sejam editados.
A Profa. Claudia Rezende (UFRJ) iniciou sua fala comentando seu aprendizado adquirido nas Escolas Temáticas em Química, em especial na sua terceira edição (Divulgação científica: o conhecimento ao alcance de todos) apresentando ferramentas de divulgação como livros, mídia, jogos, clubes, museus e feiras de ciência, assim como olimpíadas, teatro e shows sobre ciência. Destacou ainda as ações referentes ao ano internacional da química a se comemorar em 2011.
O jornalista Marcio Derbli (INCT-iii) apresentou uma breve introdução sobre o INCT-iii, destacando sua organização em sete plataformas, dentre as quais aquela a que está vinculado (Plataforma de integração com a Sociedade) onde situam-se as ações de divulgação. Destacou o Projeto Piloto - Imonologia nas Escolas Públicas – cujo objetivo é aproximar o mundo da ciência à Sociedade.
O Prof. Eduardo Galembeck (INCT-INOMAT) apresentou os mecanismos pelos quais o INCT-INOMAT realiza a divulgação cientifica, incluindo o “LQES News”, a “Cartilha sobre Nanotecnologia”, publicada pela ABDi e o Portal do Conhecimento “Química Nova interativa” (QNInt), publicado pela SBQ. Um dos objetivos do QNInt é a divulgação de material científico e didático.
Os Professores Moacir Possi Forim e Tiago Venâncio (INCT-CBIP) apresentaram as atividades do INCT-CBIP voltadas aos alunos do ensino fundamental e médio das escolas e comunidades do entorno da cidade de São Carlos, SP. Destacaram o uso de recursos do PIBID – CAPES, que possibilitam a inclusão de alunos de licenciatura de Química da UFSCar, no processo de divulgação cientifica.
O Prof. Jailson B. de Andrade ( INCT-E&A) iniciou sua apresentação com um panorama sobre o INCT-E&A e, em seguida as ações de divulgação científica realizadas, e.g. “O Cientista Volta a Escola”, cujo objetivo é integrar cientistas e professores das escolas de ensino fundamental e médio do estado da Bahia; o projeto piloto ”Programa de Estímulo e Apoio à Vocação Científica” (PROVOC), objetiva identificar estudantes com potencial científico diferenciado, para serem incluídos nos grupos de pesquisa como bolsistas IC-Junior; a elaboração de cartilhas de amplo impacto diferenciado; Escolas de Verão e Inverno, estas voltadas para Química Analítica, de Alimentos e Ambiente (QA3) e a de Energia e Ambiente (EIEA); a participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Reiterou a importância da QNInt, que une a experiência de editores de diferentes publicações científicas da SBQ. Em seguida, apresentou alguns projetos associados ao INCT, que compartilham ciência e divulgação cientifica, destacando o projeto “Bahia de Todos os Santos”.
Saquarema, RJ, 16 de outubro de 2010.
Avaliação do evento foi positiva
A avaliação da I Escola Temática de Divulgação Científica foi positiva para a maioria dos participantes. As apresentações demonstraram que os institutos estão empenhados em desenvolver atividades de divulgação e popularização da ciência. “Se eles se juntam e se articulam melhor, os custos e o tempo podem ser otimizados e até os programas que cada um está fazendo individualmente podem ser melhorados e amadurecidos”, analisou o professor Jailson de Andrade Bittencourt (UFBA), coordenador do INCT de Energia e Ambiente.
Para o coordenador do INCT de Fármacos e Medicamentos, professor Eliezer J. Barreiro (UFRJ), a troca de informações e a inclusão de novos parceiros foram os grandes objetivos do encontro. “Me pareceu fantástico porque inclusive o jovem estudante, que não tem essa experiência, tem demonstrado entusiasmo muito significativo pelas ações de divulgação, por isso creio que foi um sucesso”, concluiu Barreiro.
A consolidação da divulgação científica nos INCTs foi o destaque para o professor Ângelo Pinto (UFRJ). “Hoje, dentro dos INCTs, a divulgação ci
entífica não é mais um apêndice e passa a fazer parte dos objetivos fundamentais. Talvez essa seja a grande novidade em termos de ciência no Brasil, pesquisadores de alta qualidade dando importância a um tema que anteriormente era colocado em segundo plano.”, acredita o pesquisador.
O I5+, que já conta com treze institutos desde a reunião durante a 62ª SBPC, em Natal, deve atrair novos parceiros. A próxima reunião foi definida para outubro de 2011 e será organizado pelos INCTs com coordenação em São Paulo. O tema será definido pelos organizadores da próxima reunião.
Fonte: http://www.cnpq.br/programas/inct/_apresentacao/noticias/2010/1021.html