Livro com participação de docentes do DQ da UFSCar está entre os vencedores do Prêmio Jabuti 2012

Notícia 3.jpg   

    Livro com participação de docentes do DQ da UFSCar está entre os 
    vencedores do Prêmio Jabuti 2012

       Obra trata da Química Medicinal a partir de abordagens que ajudam a entender os modos de ação de fármacos e apontam maneiras de como
       descobrir outros

Publicado em 31/10/2012
Fonte: http://www2.ufscar.br

O livro "Química medicinal: métodos e fundamentos em planejamento de fármacos", publicado pela Editora da USP (Edusp), ganhou o prêmio Jabuti de Prata de 2012 na área de Ciências Exatas. Organizada por Carlos Alberto Montanari, do Departamento de Química e Física Molecular do Instituto de Química de São Carlos, da USP, a obra conta com a participação de Arlene Corrêa, Quezia Cass, Maria Fatima da Silva, João Fernandes e Paulo Cezar Vieira, todos docentes do Departamento de Química (DQ) da UFSCar.

A publicação tem como objetivo contribuir para discussão sobre a Química Medicinal moderna, uma ciência híbrida que, segundo os autores do livro, está no centro de um grande espaço inter e multidisciplinar constituído, por exemplo, pela biofísica, biologia molecular, bioquímica, clínica médica e outras áreas afins. A obra busca reconhecer a relevância das descobertas e avanços da área de química e como elas podem, em alguns casos inesperadamente, induzir a efeitos curativos obtidos a partir de substâncias da natureza ou sintetizadas. A meta é, então, explorar de forma adequada e com sagacidade e boa formação essas oportunidades.

O livro está estruturado em dezoito capítulos que foram construídos, segundo os organizadores, de modo didático, bem ordenado e com referências bibliográficas fartas e atuais, com os fundamentos e os métodos da Química Medicinal moderna. O objetivo é que os temas abordados ajudem a entender os modos de ação de fármacos e também apontam maneiras de como descobrir outros.

Esse não é o primeiro prêmio Jabuti obtido por pesquisadores da UFSCar. Ano passado, livro de professor do Departamento de Letras (DL) publicado pela Editora da UFSCar (EdUFSCar) recebeu a terceira colocação na na categoria "Teoria e Crítica Literária". Em 2010, a EdUFSCar recebeu o seu segundo Prêmio Jabuti com a publicação do livro "Química Verde: fundamento e aplicações", também organizado por docentes do DQ. Em 2007, a obra "Poéticas da Transgressão: Vanguarda e Cultura Popular nos Anos 20 na América Latina" rendeu o primeiro Jabuti recebido pela EdUFSCar.

Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil.